Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The art of living

08
Fev21

O confinamento e a depressão #2

Mafalda

Falei-vos, no principio deste confinamento, da minha depressão sazonal e da forma como o confinamento a torna pior. Ao longo das últimas semanas tenho vindo a tentar diversas estratégias para me sentir melhor, e decidi partilhar as minhas favoritas:

 

Ir lá fora (faça chuva ou faça sol)

Para uma pessoa que sofre de depressão sazonal esta dica pode parecer óbvia, mas não o era para mim. Tentava evitar o exterior nos dias de chuva ou naqueles mais nublados. Sendo a chuva e o tempo escuro aquilo que me causam tristeza, achei que "afastar-me" deles ficando em casa era o que faz sentido. Mas não é verdade. O ar fresco faz maravilhas e mudar de paisagem, quando estamos constantemente fechados num espaço tão pequeno, também o faz. Tento procurar a altura do dia com menos chuva (ou com abertas), agasalho-me bem e lá vou eu para uma voltinha. Nem sempre volto de melhor humor, mas tenho a certeza que se ficasse em casa seria bastante pior.

 

Exercício físico

Correr traz paz ao meu coração. É a altura do dia em que me permito não pensar em nada (porque também é preciso), e há o sentimento de recompensa no final da corrida, que nos chega na forma de suor, o coração a bater muito rápido no nosso peito, os pulmões a pedir por mais ar.  Sinto-me viva. No entanto não é preciso correr para obter o mesmo resultado, e por vezes o exercício nem sequer precisa de ser tão intenso. Nos dias em que sou preguiçosa 15 minutos de alongamentos bastam para me sentir um bocadinho melhor.

 

Dançar

Queria ser bailarina quando era pequena, mas nunca fui dotada na arte da dança e por isso nunca o fiz muito. Enquanto conversava com a minha psicóloga ela sugeriu-me que o fizesse, sempre que me sentisse muito em baixo, por mais que só me apetece-se atirar a toalha para o chão e desistir, e esta tornou-se muito facilmente a minha maneira favorita de lidar com as adversidades. Criei uma playlist com músicas animadas, que me dão vontade de saltar da cadeira e mexer o meu corpo. Não faço mais do que uma série de movimentos estranhos (não sei bem se posso considerar que danço) e uns rodopios, mas resulta sempre! No final dos 3/4 minutos que dura a música apetece-me sempre rir, mais não seja pela figura ridícula que fiz.

 

Música

A playlist que uso para dançar é a mesma que uso quando tenho momentos "mortos" como quando estou a cozinhar. Não importa o meu estado de espírito ponho-a a tocar. Para ser sincera já chorei ao som de músicas muito alegres, por isso esta nem sempre é a melhor para lidar com a tristeza. Mas considero-a uma medida preventiva. Quando ainda não estou triste, uso-a para espantar quaisquer sentimentos negativos que poderiam evoluir para ela.

 

Comida

Esta requer alguma pesquisa, e não sei ainda se estão a surtir efeitos ou não, mas visto que tenho estado consideravelmente melhor decidi incluí-la. A comida aconchega-nos a alma, e aparentemente as vitaminas que contem, podem causar mudanças a nível do humor. Por isso tenho investido em alimentos ricos em vitamina C, como as laranjas e as cenouras, que é conhecida por melhorar o humor,  e vitamina D cujo défice pode resultar também na depressão sazonal.

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

classicos-mrec

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Por aqui lê-se

Links

  •  
  • Arquivo

      1. 2021
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2020
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2018
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub