Por aqui lê-se..... Quero a minha mãe
(Imagem daqui)
Este é de novo um dos livros que revisitei (a temática parece manter-se nesta quarentena), é também um livro baseado numa história real, escrito por uma mãe de acolhimento que relata as histórias das crianças para quem a sua casa serviu de lar.
Cathy Glass apresenta-nos neste livre uma menina, Alice, 4 anos, cabelo castanho claro, olhos enormes que querem engolir o mundo inteiro de uma só vez, e, uma enorme vontade de voltar para junto dos avós e da mãe.
Esta não é uma história de maus tratos. É uma história onde os serviços sociais falham, o serviço de saúde falha, e, uma mãe com problemas mentais e toxicodependente vê-se primeiro obrigada a dar a guarda da filha aos avôs que a tratam com amor, e por fim, vê a filha partir para uma casa de acolhimento porque os avôs são considerados velhos demais a longo prazo para cuidar da filha.
A escrita desta obra não é complicada e cheia de floreados, fluí muito naturalmente, e, é essa genuinidade aliada ao facto de ser sustentada por factos verídicos que a torna tão bonita e fácil de ler. Quanto a li pela primeira vez era muito mais nova, e por isso, os problemas arrebatadores que esta história acarreta não me chocaram porque não percebi o que significava aquilo que estava a ler. Agora, muito mais velha, percebo a história de uma outra perspectiva.
Esta é um história que partiu o meu coração mas que também mudou a minha vida, recomendo!